Sobre

Meu nome é Vanessa Suzuki, sou uma curitibana que mora em São Paulo há 15 anos, apaixonada por inovação e empreendedorismo em saúde e nutrição. Há dez anos, divido minhas atividades como nutricionista, professora, consultora e pesquisadora de inovação em nutrição. Minha história com a nutrição começou em 2008, pois me tornar nutricionista foi minha segunda opção de carreira após atuar 10 anos em outra profissão.

Ao finalizar a graduação na UNINOVE, cursei uma Pós-graduação em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS, Aperfeiçoamento em Pesquisa Científica em Cirurgia pela UNIFESP, e defendi o meu Mestrado Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação de Cirurgia Translacional da UNIFESP. Ainda, durante o Mestrado, iniciei a minha participação como pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Fitocomplexo e Sinalização Celular da UAM. Neste grupo, minhas pesquisas possuem ênfase em alimentos, fitoterápicos, nutracêuticos, ingredientes funcionais e produtos naturais.

Logo após a defesa do Mestrado, fui convidada para ser professora coorientadora do Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP. Ainda, sou professora convidada para coordenar e/ou ministrar alguns módulos de Nutrição em Cirurgia Plástica, Nutrição em Estética, Suplementação Oral com ênfase em Nutracêuticos e Fitoterápicos em cursos de Pós-graduação no Brasil. Desde 2009, ministrei aulas em praticamente todas as capitais brasileiras, sou grata por conhecer colegas de profissão, alunos, costumes, comidas e frutas de várias regiões!

Já, como consultora nutricional, atuo na inovação de produtos e serviços. Na P&D acompanho vários processos envolvidos na concepção, gestão e lançamento de um novo produto ou serviço. Algumas das atividades desenvolvidas são o acompanhamento das tendências e produtos do mercado, elaboração de material técnico científico para o posicionamento de marketing, pesquisa bimolecular e clínica, treinamentos de equipe técnica, visitação médica, trade marketing, apresentação em eventos de lançamentos ou específicos da área da saúde, entre outras.

Em educação nutricional realizo programas de promoção de nutrição e qualidade de vida no ambiente corporativo.

Em 2013, idealizei e fundei a startup “Empreenda Nutri”, inicialmente este movimento retratou um propósito de impactar positivamente o mercado,  levar investimentos para o setor, alavancar negócios inovadores de nutricionistas ou apenas gerar valor para projetos e pesquisas sustentáveis no setor. Acredito que novos alimentos, novas patentes, novos produtos, e novos negócios devam ser impulsionados com ética e pesquisa, transparência, apoio de uma estrutura profissional e confiável, com custos otimizados e interação com outros empresários, investidores e executivos de alto nível.

Sou convidada para palestrar e coordenar Congressos e Eventos Científicos Nacionais e Internacionais nos temas inovação e empreendedorismo em nutrição, nutrição e suplementação em cirurgia plástica, nutrição em estética, saúde da mulher, nutrigenética, compostos bioativos dos alimentos, alimentos com propriedades funcionais, fitoterapia aplicada, clean label, longevidade, entre outros assuntos relevantes da minha experiencia e área de atuação.

Meu desejo, e de todo time de pesquisadores que trabalha ao meu lado, é que toda inovação, ou seja, os novos produtos, insumos, ingredientes, patentes em nutrição sejam pesquisados, e lançados com mecanismo de ação biomolecular descritos, teste bromatológico usual realizados, mais os adicionais de segurança, citotoxicidade, expressão gênica e eficácia realizados e também publicados. E que após ensaios clínicos randomizados sejam realizados por vários grupos de pesquisadores. Desse modo, haverá qualidade, custo-efetividade mensurado no setor e correta abordagem e alegação de saúde e posicionamento do marketing, e a indústria atuará com respaldo científico de maneira consciente e transparente no nicho de alimentos funcionais e nutracêuticos, que é o seguimento que mais cresce na atualidade.

Escolhi inovar e trabalhar com pesquisa e consultoria de inovação em P&D para que o mundo se nutra de alimentos (nas mais diversas formas de apresentação segundo a nossa Legislação) seguros, e com muito amor e ciência envolvidos!