Adaptar, desistir ou evoluir? Uma reflexão sobre crescimento

Atualizado: Nov 20

Anos atrás, quando iniciei minha jornada profissional, assim como a maioria das pessoas que estão iniciando (ou retomando) suas carreiras, minha principal força motriz era o amor pelo meu trabalho e a certeza das oportunidades incríveis que a vida me traria. Meu caminho até aqui, é claro, não foi tão simples como eu acreditava que seria quando me formei. Em vários momentos, precisei me adaptar, evoluir e até desistir.



Mudar nunca é fácil, mas é muito importante. Sempre que lançamos um olhar cuidadoso sobre nossas trajetórias pessoais, é fácil perceber como evoluímos e, muitas vezes, não nos reconhecemos mais em quem éramos antes. Essa é a consequência natural de seguirmos sempre em frente.


Ao mesmo tempo, recusar-se a adaptar, a desistir ou a evoluir pode comprometer o crescimento, seja ele pessoal ou profissional. Pensando nisso, gostaria de compartilhar com você o que aprendi com minhas próprias experiências, e o que cada uma destas palavras significa para mim.


Adaptar


O tempo voa. Indústrias mudam. Todos os dias, a vida nos apresenta oportunidades e é nossa escolha aproveitá-las ou não. Quantos de nós podem dizer que seguiram exatamente o caminho que escolheram no momento da formação? Quantos de nós construímos nossas carreiras e encontramos nossa verdadeira vocação seguindo caminhos alternativos, mas igualmente gratificantes?


É importante sabermos nos adaptar, mesmo que essa adaptação gere desconforto. Às vezes é preciso dar um passo incerto para aprender a caminhar no ritmo. Um exemplo disso é a forma como nossos interesses mudam ao longo do tempo e conforme adquirimos experiência.


Desistir


Enquanto crescemos, somos bombardeados com a ideia de que não podemos desistir. Devemos perseverar e terminar o que começamos. Ao mesmo em que concordo que essa é uma importante lição de vida, também acredito que, saber o momento certo de desistir é um exercício de sabedoria.


Às vezes, desejamos tanto realizar um projeto ou conquistar algo, que passamos anos e anos dedicando todos os nossos recursos para “chegar lá”, sem perceber todas as oportunidades que temos ao redor. Desistir nunca é fácil, mas às vezes é o único passo que faz sentido. Por isso, sempre certifique-se de que essa busca incessante ainda oferece felicidade e acolhimento. E, se não oferecer, vire a página e inicie um novo capítulo.


Evoluir


De tempos em tempos, me deparo com um sentimento de insatisfação em diferentes aspectos da minha vida. Isso gera uma inquietação saudável, que me faz refletir, buscar novas experiências, evoluir e crescer. É um processo de autoconhecimento, uma reflexão acerca das mudanças que devem acontecer para abrir espaço para algo maior e melhor.


No entanto, evoluir é muito mais do que começar de novo. Evolução saudável envolve identificar pontos fortes e botá-los em prática, para empoderar e energizar o que temos de melhor, sempre em busca de crescimento.


Estas são apenas algumas das minhas experiências pessoais e profissionais com adaptação, desistência e evolução. Agora, convido você a refletir sobre as aberturas que devem acontecer para que possa seguir em frente e criar espaço para novas experiências.

Para esta e mais reflexões, ouça o meu podcast Nutrição à Flor da Pele e me siga nas redes sociais.


Com sabedoria, Vanessa Suzuki.


HOME     SOBRE     EVENTOS     BLOG     CONTATO

Vanessa Yuri Suzuki ME | CNPJ 24.330.590/0001-89

E-mail: contato@vanessasuzuki.com.br

  • Preto Ícone LinkedIn
  • YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
  • Preto Ícone Spotify

© 2020 Vanessa Yuri Suzuki ME | Todos os direitos reservados